Turismo & Laser
Misc recebe exposição ‘De Benguela, de Cuiabá, do Mundo, Terezas’
Compartilhe:
A exposição ‘De Benguela, de Cuiabá, do Mundo, Terezas’ será aberta nesta sexta-feira (13), no Museu da Imagem e do Som (Misc), em Cuiabá. A exposição é organizada por Érica Sales, Isis de Castro e Gilda Portella e pode ser visitada até o dia 30 deste mês.
São obras de mulheres que retratam outras personalidades femininas, contando sua história, ou outras, sensibilizando os olhares pela arte.
O evento exibe obras de Gilda Portella, Meg Marinho e Paty Wolff, retratando o universo infantojuvenil e de mulheres negras anônimas, além do cotidiano das artistas ou da história brasileira e mato-grossense.
A mostra faz parte de uma série de atividades, como a ‘IX Ciranda de Crioula’ que vai trazer uma programação voltada ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana, Caribenha e Tereza de Benguela.
No dia 25 de julho se celebra o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha. A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, como marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.
No Brasil, o marco também homenageia Tereza de Benguela, que foi uma importante líder quilombola no século 18.
A comemoração à historicidade das mulheres “Terezas” personifica alegrias, dores, lutas, esperança e reflexões sobre a negritude, além de nuances culturais da matriz africana, vetores do universo feminino negro, suas raízes profundas e condutoras da história e cultura mato-grossense.